Montar um ginásio - Pavimento

Um dos principais componentes a ter em conta para abrir um ginásio e muitas vezes não valorizado suficientemente, é o pavimento do ginásio.

Aquando da escolha do pavimento para o seu ginásio, deverá ter em conta a quantidade de pessoas que irá caminhar diariamente sobre o pavimento do seu ginásio, sendo que quanto maior o número de pessoas, mais marcas de uso irão deixar no seu pavimento. A resistência do pavimento é portanto um dos fatores decisivos a considerar no processo de escolha.

A capacidade do pavimento absorver impactos vai ser também posta à prova, considerando que o seu ginásio terá zonas de peso livre onde hajam frequentes impactos de halteres, barras, bolas, kettlebells ou qualquer outro objeto de treino no seu piso. Também as máquinas de ginásio propriamente ditas exercem elevada pressão no pavimento, acelerando a sua danificação.

Um dos aspetos muitas vezes deixado de lado no que toca à escolha de pavimento é a sua resistência a fluídos. Este aspeto deve ser tido em conta sobretudo em ginásios com elevada lotação, em que a transpiração dos utilizadores acaba por ser também um fator influenciador e que pode acelerar a deterioração do pavimento caso este não esteja preparado para o contacto com fluídos.

Avaliando os vários aspetos, como a durabilidade, decoração, custos, facilidade de instalação, entre outros, sugiro a utilização de um piso de borracha reciclada, que tem maior absorção de impactos, fácil de aplicar e de custo reduzido comparativamente a outros tipos de pisos.

Poderá encontrar exemplares ao longo das hiperligações no texto.

Bom trabalho!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como montar um ginásio?

Abrir um ginásio - O que ter em conta