Abrir um ginásio - O que ter em conta

Após um aumento significativo da prática desportiva em ginásios e heatlh clubs na ultima década, surgiram muitas oportunidades de negócio associadas a este fator.
A tentação de abrir um ginásio é alta, e de facto poderá ser uma aposta ganhadora. No entanto, há aspetos importantes a ter em conta para abrir um ginásio.

Tudo começa pela definição do seu projeto e público alvo, uma vez que existem vários nichos de mercado fitness que poderão ser explorados.

Deverá ter em conta o local onde pretende iniciar o seu projeto assim como os possíveis clientes que esse local e as suas redondezas lhe poderão trazer. Logicamente que será apenas uma previsão, mas quanto maior for o seu público alvo, maior será a probabilidade de conseguir converter esse mesmo público em inscrições no seu ginásio.

Low Cost?

Este é um formato de ginásio com muita procura e por isso apetecível.
Para maximizar os ganhos num ginásio que é low cost, deverá ter à sua disposição uma área de treino considerável, e uma capacidade elevada de acolher vários clientes, para que consiga obter lucro das suas contribuições. Neste aspeto, o layout do seu espaço irá ser de elevada importância, e vai ajudar a que possa rentabilizar o seu espaço ao máximo. Diminuir zonas mortas e evitar zonas de passagens pelo meio de zonas de treino é muito importante.

Após ter em conta todos estes fatores, é altura de olhar para as soluções energéticas que terá á sua disposição, por forma a diminuir os custos do seu ginásio. Deverá informar-se e pedir orçamentos para as máquinas de ginásio que necessita de acordo com o formato do seu ginásio e as suas várias zonas de treino. Pavimento e materiais de balneário entram também em cena. Aconselhe-se quanto à escolha de equipamentos de ginásio e peça um layout à empresa fornecedora, um serviço que algumas empresas disponibilizam e que poderá ajudar inclusive com a experiência na área que já detêm.

Informe-se acerca das condições de garantia e de manutenções. O seu ginásio é um projeto de futuro e que poderá levar algum tempo até apresentar lucros, sendo assim, as questões de garantia e de manutenção, são importantes para minimizar os seus custos nos primeiros anos do seu projeto. Uma empresa que disponibilize uma rápida e eficaz equipa de manutenção vai-lhe poupar muitas dores de cabeça e muitos clientes não satisfeitos. E clientes não satisfeitos será a última coisa que irá querer que aconteça.

Apesar das dicas que lhe deixei acima, aconselhe-se com uma empresa especializada e peça todas as informações que necessita, para iniciar o seu projeto com a certeza que será um projeto vencedor.

Ao longo do texto, deixo alguns links de empresas que me acompanharam no meu projeto até aos dias de hoje.

Bom trabalho!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como montar um ginásio?

Montar um ginásio - Pavimento